Economia

Chanceler alemã diz a Hollande que pacto não está aberto para negociação

postado em 08/05/2012 08:00

Após as eleições na França e na Grécia e diante do pessimismo que tomou conta dos mercados nas primeiras horas de ontem, a chanceler alemã, Angela Merkel, entrou em cena para esfriar os ânimos. Sem meias palavras, reafirmou o compromisso com o pacto fiscal da União Europeia e declarou, categoricamente, que ele não está aberto para negociação ; um recado direto para François Hollande, o novo presidente francês que ameaçou romper os acordos feitos pelo seu antecessor, Nicolas Sarkozy. A reação à fala alemã foi imediata nas bolsas, que saíram do vermelho e terminaram o dia com saldo positivo.

Merkel se viu obrigada a enquadrar Hollande após o francês fazer um discurso de posse repleto de frases que sugeriam uma ruptura com a Alemanha e o acordo fiscal firmado pelo governo anterior. ;A Europa está de olho em nós; a austeridade não pode mais ser a única alternativa (ao crescimento);, disse Hollande. Com essas palavras, o mercado abriu na segunda-feira preocupado com o futuro na Zona do Euro, espalhando a queda para as principais praças do mundo amargavam perdas, porém, perto do fechamento e após a intervenção de Merkel, elas inverteram o sinal. O mercado passou a avaliar de maneira um pouco mais otimista a vitória do socialista, entretanto, ainda com alguma desconfiança.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação