postado em 08/05/2012 11:47
O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou presença em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para explicar as mudanças na caderneta de poupança na próxima terça-feira (15/5). O requerimento que pede a presença do minsitro foi aprovado na reunião da CAE desta terça-feira (8). A sessão foi predidida pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que assegurou a participação de Mantega. Os senadores Eduardo Braga (PMDB-AM) e Armando Monteiro (PTB-PE) defenderam que a audiência pode marcar o início de um debate responsável e amplo sobre os juros no país.
[SAIBAMAIS]Os depósitos em caderneta de poupança feitos desde a última sexta-feira (4) passaram a ser remunerados de acordo com as novas regras definidas pela Medida Provisória 567/2012. A mudança só deve começar a ter efeitos financeiros para os depositantes a partir do momento em que o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, reduzir a meta da taxa Selic para 8,5% ao ano.
A meta anual da taxa básica de juros está em 9% e a previsão é de que seja reduzida já a partir das próximas reuniões do Copom, marcadas para 29 e 30 de maio.