Agência France-Presse
postado em 08/05/2012 18:17
Berlim - A chefe do governo alemão, Angela Merkel, apoia a candidatura da espanhola Belén Romana García para dirigir o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), que será ativado em julho, segundo informações do jornal alemão Handelsblatt, citando fontes diplomáticas europeias.O MEE, que substituirá o atual Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), deverá impor uma barreira permanente da zona do euro contra a crise da dívida.
Assim como o FEEF, ele poderá captar dinheiro nos mercados para emprestá-lo a taxas de juros baixas aos países em dificuldades.
O mecanismo poderá também comprar dívida dos Estados no mercado secundário (onde se negociam os títulos já emitidos) para reduzir as taxas de juros nos mercados e terá uma capacidade de empréstimo de 500 bilhões de euros, frente aos 440 bilhões possuídos pelo FEEF.
O MEE começará a funcionar em 1; de julho de 2012, um ano antes do calendário inicial, e funcionará até o verão de 2013 com o FEEF, que é dirigido pelo alemão Klaus Regling.
Segundo as mesmas fontes, o ministro de Finanças alemão, Wolfgang Schauble, será o novo presidente do Eurogrupo, no lugar do primeiro-ministro luxemburguense Jean-Claude Juncker, que chega ao final de seu mandato.
Segundo o Handelsblatt, o novo presidente francês, François Hollande, não deve se opor às mudanças