Economia

Japão quer repassar US$ 13 bilhões para administradora de usina nuclear

postado em 09/05/2012 11:41
O ministro da Indústria do Japão, Yukio Edano, anunciou nesta quarta-feira (9/5) que o governo pretende repassar o equivalente US$ 13,02 bilhões para a empresa Tokyo Electric Power Company (Tepco), que administra a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do país, no prazo de um a dois anos.

A verba faz parte de um plano de reestruturação que foi elaborado na tentativa de conter os impactos causados pelo terremoto seguido por tsunami, em 11 de março de 2011. Na ocasião, a usina sofreu vazamentos e explosões que geram problemas até hoje na região de Fukushima.

A ameaça de contaminação, na região de Fukushima, é constante na vida de quem está na área. A proposta de reestruturação será submetida à discussão e votação na assembleia de acionistas da Tepco. De acordo com o plano, a administradora da usina deve se concentrar em três tarefas: pagar as indenizações às pessoas afetadas pelo acidente, desligar os reatores da usina e manter um fornecimento estável de energia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação