postado em 10/05/2012 09:31
; Claudio Fernandes; Pedro Cerqueira
A soma de robustez, segurança, acabamento requintado e farta tecnologia costumam ser as características básicas do sucesso comum aos carros da Land Rover, também conhecida pelo visual conservador de suas criações. O Evoque, caçula da família Range Rover, a mais cara e luxuosa da marca, traz um ingrediente inovador: uma beleza irresistível até para os padrões ingleses. O interior segue o cuidado visto do lado de fora. Há couro de sobra ; e de qualidade ; pela cabine, com aplicações em alumínio. A atenção aos detalhes é notável e se verifica até mesmo na iluminação instalada embaixo do retrovisor externo. Quando você desliga o alarme com o controle, a silhueta do carro ou o logotipo são projetados ao chão. Na soleira das portas, também se vê o nome Range Rover iluminado. Mas se tudo é muito bonito, a ênfase na aparência cobra seu preço na visibilidade ; é um dos poucos itens que incomoda.
A pequena área envidraçada do desenho atrapalha bastante o motorista, até que ele se acostume com as dimensões do crossover. Mas aí começam as soluções tecnológicas. O fabricante adotou um sistema de câmeras, além de sensores de estacionamento e detector de veículos em pontos cegos. A câmera traseira permite ver melhor do que qualquer retrovisor interno. Já as demais impressionam de início, mas não têm muita utilidade no dia a dia. Ponto positivo também para os enormes retrovisores externos, que facilitam a vida de quem está ao volante. Agora, é hora de deixar a chave no bolso e acelerar essa escultura sobre rodas. E curtir, dependendo de quanto você se dispõe a gastar, esse caprichado pacote de tecnologia (o Tech Pack): e isso, aliás, faz diferença. O Evoque custa a partir de R$ 164,9 mil e, à medida que você o incrementa com mais recursos, o modelo chega aos R$ 236 mil. Mas, sinceramente, vale o que se paga.