Economia

Dólar alto é bom para a economia brasileira, diz ministro Guido Mantega

Rosana Hessel
postado em 14/05/2012 14:51
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez elogios à alta do dólar nesta segunda-feira (14/5) em meio ao aumento dos temores do agravamento da crise europeia em função da instabilidade política na Grécia que não consegue formar uma coalizão de governo. Perto das 13h, a moeda norte-americana chegou perto de R$ 2 enquanto as bolsas internacionais despencavam.

;O dólar alto beneficia a economia brasileira porque dá mais competitividade aos produtos brasileiros. Eles podem competir melhor com os importados que ficam mais caros e a indústria brasileira pode exportar mais barato. Portanto, não preocupa;, disse ele logo ao chegar ao seu gabinete na Esplanada dos Ministérios.

Mantega voltou a descartar qualquer trava do governo para a cotação da moeda norte-americana. ;O governo nunca estabeleceu nenhum parâmetro para o dólar e não vai estabelecer. O dólar é flutuante, portanto, ele vai flutuar de acordo com o mercado;, afirmou.

Questionado sobre se a Fazenda irá retirar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre derivativos (contratos futuros), já que o patamar do dólar atingiu um nível que não preocupa o governo, Mantega evitou fazer qualquer comentário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação