Economia

Sandero atende bem às necessidades do cotidiano e emplaca sucesso de vendas

postado em 17/05/2012 08:44
A montadora francesa Renault tem o Sandero como um dos principais carros da marca no país. Mais de 80 mil brasileiros colocaram o modelo na garagem em 2011 ; 40 mil a mais que o sedã Logan e 50 mil a mais que o Clio. E nos primeiros quatro meses deste ano está em quarto lugar no ranking de automóveis novos mais vendidos com 36.770 emplacamentos, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Na versão 2012, o queridinho da Renault sofreu discretas reestilizações e mudanças no interior ; que manteve o espaço generoso, como o do Renault Logan. Isso o torna eficiente para viagens, até por ter o maior porta-malas da categoria, de 320 litros. E, para proporcionar mais conforto, a marca reviu a posição do botões do interior (a dos vidros elétricos, antes no console central, agora fica nas portas, e assim mais fácil de manusear). Como mimos a mais, a abertura do tanque ganhou um dispositivo automático no painel; os bancos, novo revestimento; e a lateral, um detalhe de madeira que dá um toque de sofisticação.

Em teste por 140km, o Sandero apresentou bom desempenho no asfalto e na estrada de terra com o pneu de aro 14 e suspensão elevada. Portanto, embora não possa ser comparado com a versão Stepway, ajusta-se em ambientes do cotidiano, viagens ou aventuras sem exageros. O que deixou a desejar foi o arranque lento. Mas em movimento, ganha agilidade razoável com o propulsor 1.6 de 77 cavalos de potência a 5.850rpm. O câmbio é manual de cinco marchas e mostra transmissões certeiras e confortáveis. Na estrada, o carro mostrou aderência e estabilidade nas curvas. Isso acontece porque o sistema de segurança da versão testada (Expression, de R$ 34.250, mas pode chegar a R$ 41 mil a depender dos acessórios e cor nas concessionárias de Brasília) vem com freios ABS, e os complementares air bag duplo e 3; apoio de cabeça.

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