Economia

Analistas do Facebook estimam ganho inicial de até 40% com ações

Agência France-Presse
postado em 17/05/2012 16:01
Nova York - Especialistas têm projetado um ganho de até 40% nos primeiros dias de negócios das ações do Facebook, que estreia nesta sexta-feira (18/5) em Wall Street. Nos últimos dias, o Facebook elevou o preço estimado para as ações, colocando um valor na rede social em torno de uma gritante 100 bilhões de dólares, e ampliou o número de ações que estão sendo oferecidas em 25%.

Apesar de o preço final ainda não ter sido definido, o Facebook estima que as ações serão ofertadas em um valor entre 34 a 38 dólares, o que geraria uma captação entre 93 e 104 bilhões de dólares.

Segundo o porta-voz da Spreadex, Andy MacKenzie, a empresa tem identificado um aumento do apetite por ações da rede, que devem gerar um ganho de até 40% nos primeiros dias de negócios. Alguns investidores projetam até 56 dólares por papel.

De acordo com a Spreadex, outras Ofertas Públicas de Ações (IPO, na sigla em inglês) de empresas do setor geraram fortes ganhos iniciais. O LinkedIn subiu 109% em seu primeiro dia de negócios, enquanto o Groupon cresceu 31%. A fabricante de games Zygna, no entanto, perdeu terreno em seu primeiro dia. "Ao mesmo tempo, há clientes esperando queda no valor das ações do Facebook a medida que o furor relativo ao lançamento das ações for diminuindo", disse MacKenzie.

Lou Kerner, fundador do The Social Internet Found (Fundo Social de Internet), disse que espera uma resposta forte dos investidores. "A demanda institucional tem sido boa", disse ele.

A empresa já anunciou que celebrará sua entrada na Bolsa de Nova York ao estilo "hacker", com um evento que começará na noite de quinta-feira (17/5) e prosseguirá pela madrugada até a sexta, revela a imprensa. A ideia é fazer uma ;hackathon; (maratona de hackers), que começará na noite de quinta-feira nos escritórios do Facebook no Silicon Valley, em Menlo Park (Califórnia), e continuará até o início da oferta pública de ações, segundo os sites TechCrunch e All Things Digital.

"As ;hackathons; são uma tradição no Facebook", explicou a rede social em uma de suas páginas dedicadas a eventos. "Servem como base para algumas boas ideias (...) e dá a nossos funcionários a oportunidade de testar novos projetos e colaborar com outras pessoas de forma divertida".

Apesar da euforia, alguns analistas são céticos quanto à valorização da empresa, uma vez que sua capitalização esperada em bolsa representa mais de 60 vezes o lucro esperado para este ano e 40 vezes mais que o esperado para 2013.

Em média, as ações do Nasdaq e da Bolsa de Nova York - onde serão negociadas as ações do Facebook sobre o símbolo FB - têm uma valorização que representa cerca de 20 vezes o lucro da empresa. O coeficiente de capitalização dos resultados do Google - competidor direto do Facebook - é de 18,5.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação