Economia

Agência Fitch reduz nota da dívida da Grécia de "B-" para "CCC"

Agência France-Presse
postado em 17/05/2012 16:41
Nova York - A agência de classificação financeira Fitch reduziu nesta quinta-feira (17/5) a nota da dívida de longo prazo da Grécia de "B-" para "CCC", alegando o risco crescente de que o país abandone o euro como o principal motivo para o rebaixamento. A nota da dívida de curto prazo em divisas também caiu, de "B" para "C".

"A redução das notas da dívida soberana da Grécia reflete o risco crescente de que o país não conseguirá manter sua participação na união econômica e monetária", disse a Fitch.

Segundo a Fitch, a significativa representatividade parlamentar obtida pelos partidos "antiausteridade durante as eleições de 6 de maio e o fracasso subsequente para formar um governo mostram a falta de apoio político e público ao programa (de ajudas) de 173 bilhões euros da União Europeia e do FMI", diz a agência.

A possível chegada ao poder de partidos contrários aos cortes nas próximas eleições de 17 de junho ameaça a permanência do país na zona do euro e preocupa os investidores.

A rejeição dos compromissos da Grécia com seus credores, a UE e o FMI, seria "desastroso", prevê o primeiro-ministro, Lucas Papademos.

O FMI anunciou na quinta-feira a suspensão de seus contatos oficiais com a Grécia até que aconteçam as novas eleições, apesar da formação de um governo interino em Atenas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação