Economia

Confiança dos empresários paulistanos na economia tem leve alta em abril

postado em 18/05/2012 11:07
São Paulo ; A confiança dos empresários paulistanos na economia teve uma ligeira alta em abril, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (18/5) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). O indicador que mede a confiança na economia subiu 2% no mês passado em relação a março e passou 118,3 pontos para 120,6. A escala varia de 0 a 200 e valores a partir de 101 pontos indicam otimismo do setor.

Todos os índices que compõem o indicador apresentaram aumento de um mês para o outro. O Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec) subiu 2,9%, porém permanece ainda no patamar de pessimismo, com 95,8 pontos. O Índice de Investimento do Empresário do Comércio (Iiec) apresentou alta de 2,4%, com 109 pontos. O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (Ieec) obteve o terceiro aumento consecutivo, ao registrar alta de 1,2% (157,2 pontos) em relação a março.

Segundo a Fecomercio-SP, a elevação da confiança dos comerciantes em abril se deve a uma série de fatores, entre eles a melhora no cenário interno graças ao arrefecimento das taxas de inflação, os recentes anúncios de redução nas taxas de juros bancárias e a continuidade dos benefícios fiscais de isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para diversos itens.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação