O Facebook, maior rede social da internet, fez história ontem ao estrear no mercado acionário dos Estados Unidos e alcançar valor pouco acima de US$ 104 bilhões, superando outras gigantes como McDonald;s, Citigroup e Amazon. A disparada nas cotações logo no começo garantiu a melhor estreia em bolsas do país para uma empresa tecnológica e a terceira maior em todos os setores. ;Tornar-se uma empresa pública é um marco importante, mas nossa missão é tornar o mundo mais aberto e conectado;, declarou o presidente e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, cercado pelos funcionários da companhia.
As ações sob o código FB e oferecidas a US$ 38 subiram rápido logo nos primeiros minutos de negociação, com um salto de 11% de valorização, chegando a bater US$ 45. Só na primeira hora, foram negociados 220 milhões dos 421,2 milhões de papéis colocados no pregão de estreia. Mais tarde, com muita oscilação, o preço se estabilizaria na casa de US$ 40.
Mas o resultado final acabou decepcionando analistas e investidores, por voltar ao ponto de saída anunciado no dia anterior, fechando a US$ 38,23, uma alta de apenas 0,61%. A Nasdaq, que reúne ações de empresas de tecnologia, fechou o dia em queda de 1,24%. O resultado mais fraco do que o esperado teria sido afetado por análises que apontavam sobrevalorização e pelo anúncio da GM de redução do investimento em publicidade on-line. Entre as instituições envolvidas na oferta das ações estavam o Morgan Stanley, JP Morgan, Goldman Sachs, Bank of America, Barclays e Allen & Co e o banco brasileiro Itaú BBA.
Apesar do desempenho ficar aquém das expectativas dos que esperavam alta valorização do papel, a arrecadação superior a US$ 16 bilhões no primeiro dia de negócios na Nasdaq consagrou o terceiro maior lançamento inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) em Wall Street, atrás apenas da montadora General Motors (2010), que saiu com US$ 18,14 bilhões, e da gigante dos cartões Visa (2008), com US$ 19,65 bilhões.