Economia

Crise global leva investidores a buscar aplicações mais seguras que a bolsa

postado em 20/05/2012 11:03
O temor de que a Grécia deixe a Zona do Euro e leve consigo outros países, como Itália, Portugal e Espanha, fez com que a bolsa brasileira fechasse em queda de 8,3% na semana. O derretimento das ações levou os investidores a sacarem, dia após dia, parcelas expressivas dos recursos que estavam investidos em papeis de empresas, com medo de que tivessem perdas ainda maiores. Só na terça-feira, os estrangeiros retiraram R$ 299,6 milhões. Nas corretoras, cresceram os saques das aplicações em bolsa e aumentou a procura de clientes por investimentos que proporcionem alguma segurança. Acostumados a aplicar por conta própria, homebrokers não conseguiram tirar os olhos da tela do computador.

;Fico o tempo todo vendo o que acontece lá fora. Se um banco quebrar na Grécia, o temor é que se crie um contágio e outros bancos comecem a quebrar. Se isso acontecer, as ações de bancos brasileiros vão cair. Eu ia fazer uma operação hoje de manhã, mas deixei para amanhã. Quero esperar as notícias após o fechamento do mercado hoje;, disse na quinta-feira o administrador de empresas Mário Lúcio Castellano, 54 anos, enquanto o Ibovespa, índice da bolsa brasileira, caía 2%. Castellano opera desde 2007 como homebroker e também com auxílio de especialistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação