Economia

Ministro espanhol diz que setor bancário não precisa de ajuda externa

Agência France-Presse
postado em 21/05/2012 09:54
[SAIBAMAIS]Madri - A Espanha não precisa "de nenhum tipo de ajuda externa" para sanear seu setor bancário, que desmorona por seus ativos imobiliários tóxicos desde a explosão da bolha imobiliária, afirmou nesta segunda-feira (21/5) o ministro da Economia, Luis de Guindos. O ministro acrescentou em afirmação que se for necessário, o governo usará o fundo público de ajuda ao setor (Frob) para injetar dinheiro.

Quanto ao Bankia, quarto banco do país que acaba de ser parcialmente nacionalizado, de Guindos disse que seria necessário, no total, "um saneamento adicional de cerca de 7-7,5 bilhões de euros", ou seja, cerca de 3 bilhões a mais que os 4,465 bilhões de empréstimos públicos recentemente convertidos em participação, para tornar possível o controle por parte do Estado.

O governo anunciou recentemente que confiaria a dois auditores independentes uma avaliação de seu setor bancário, o que permitirá, segundo o ministro, eliminar incertezas e gerar confiança. Estas sociedades realizarão "em um mês" um "teste de esforço da situação dos bancos", antes de realizar "uma segunda avaliação, com um pouco mais de tempo", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação