Economia

Ações do Facebook caem abaixo do preço de estreia em bolsa de valores

Agência France-Presse
postado em 21/05/2012 13:22
Nova York - Nova York - As ações da rede social Facebook chegaram a recuar 13,68% sobre o valor de estreia no início da sessão nesta segunda-feira (21/5), tocando a mínima de 33,67 dólares, com investidores cautelosos diante do enorme volume de papeis ofertados ao mercado e com relação aos desafios gerados à empresa pelo setor.

Na sexta-feira (18/5), os papeis da empresa estrearam a 38 dólares, convertendo o Facebook na empresa com a segunda maior captação em uma abertura em bolsa na história americana, com 16,02 bilhões de dólares.

"Creio que os investidores se convenceram de que o Facebook ofereceu muitos títulos, o que reduziu o apetite de risco", disse o analista Michael Pachter da Wedbush Securities.

Ao todo, o Facebook ofertou 421 milhões de ações, obtendo um valor de mercado de 104 bilhões de dólares.

O desempenho das ações da empresa (negociadas sob o código "FB") davam o tom deste pregão, com o Dow Jones apresentando queda de 0,63% às 16H15 GMT (13H15 de Brasília) e o Nasdaq recuando 1,3% no mesmo horário.

Na sexta-feira (18/5), dia de estreia das ações do Facebook, Wall Street fechou em forte queda: o Dow Jones recuou 0,59% e o Nasdaq perdeu 1,24%.

Muitos analistas alertaram sobre o entusiasmo excessivo com relação às ações do Facebook. Alguns, no entanto, consideram que o papel poderá se valorizar de 5% a 10% este ano, um resultado que seria melhor, por exemplo, que o do site de ofertas Groupon, que perdeu 38% desde sua estreia em novembro passado. A rede profissional LinkedIn, por outro lado, subiu 133% em um ano.

[SAIBAMAIS]O volume de negócios do Facebook reduziu seu ritmo em um momento no qual a empresa está realizando importantes investimentos. A companhia tem tido também dificuldades para converter em dinheiro a migração do tráfico da Internet para os aparelhos móveis.

Entre os anúncios de destaque do dia está a suspensão por parte do banco americano JPMorgan Chase quanto a recompra de suas ações, dez dias depois de revelar pesadas projeções de perdas na atividade de corretagem de sua própria conta em Londres.

Na Europa, o governo espanhol disse que a economia do país voltará a se contrair no segundo trimestre deste ano em um nível "similar" ao primeiro, quando o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,3% e marcou a entrada do país em recessão.

Ao mesmo tempo, o ministro alemão de Finanças, Wolfgang Sch;uble, disse nesta segunda-feira, em entrevista coletiva conjunta com o ministro francês de Finanças, Pierre Moscovici, que ambas as nações farão de tudo para manter a Grécia no euro.

As principais Bolsas europeias fecharam a segunda-feira em lados opostos, com ganhos em Londres, Frankfurt e Paris e perdas em Madri e Milão, em um mercado prudente com relação à situação da zona do euro e digerindo os resultados da reunião do G8, de sexta-feira e sábado.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE-100 dos principais valores subiram 0,70%, a 5.304,48 pontos. Em Frankfurt, o Dax recuperou 0,95%, a 6.331,04 pontos. O CAC 40 da Bolsa de Paris ganhou 0,64% e fechou aos 3.027,15 pontos.

Já em Madri, o Ibex 35 perdeu 0,65%, a 6.524,00 pontos. O FTSE MIB da Bolsa de Milão também recuou, em queda de 0,28%, fechando aos 13.012,04 pontos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação