postado em 21/05/2012 18:16
Chicago - O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, afirmou nesta segunda-feira (21/5) que o déficit público de 8,9% em 2011, em vez de 8,51% anunciado até agora, "é o definitivo" e que isso permitirá trabalhar com transparência e tranquilidade.A estabilidade financeira na União Europeia é o elemento primordial para sair da crise e promover crescimento, acrescentou Rajoy, em coletiva de imprensa por ocasião da cúpula da OTAN para analisar a transição militar no Afeganistão.
Rajoy acrescentou que o chefe de governo italiano, Mario Monti, o convidou para a mini-cúpula de Roma no prôximo mês, com a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande.
"Esta é a cifra definitiva, porque houve muitas quantias que não figuravam nos orçamentos ou que eram contas que estavam engavetadas", disse Rajoy. "Portanto agora sim partimos de uma boa posição. Há vezes que é melhor dizer ;olha, a verdade é essa, e a partir daí vamos operar;", acrescentou.
A Espanha reconheceu na sexta-feira que o déficit era superior a 8,51% informado três meses antes, uma cifra liquidamente superior a que o governo socialista anterior tinha informado.
A União Europeia voltou a exigir "transparência" a Madri e anunciou que enviaria inspetores para revisar as contas.
A Comissão Europeia deve decidir dia 30 de maio se exigirá mais medidas de austeridade à Espanha.