Economia

Ações do Facebook despencam nesta segunda-feira em bolsa de Wall Street

Agência France-Presse
postado em 21/05/2012 20:21
Nova York - As ações do Facebook caíram nesta segunda-feira (21/5), no segundo dia de cotação na Bolsa de Nova York, em meio ao ceticismo dos investidores sobre o elevado preço de lançamento dos papéis.

Com queda de 8% em relação ao preço de estreia, na sexta-feira (18/5), as ações da rede social perderam nesta segunda (21/5) quatro dólares, ou 10,99%, a 34,03 dólares, após ter recuado até 13,68% durante o pregão.

Ao contrário de sexta-feira (18/5), quando houve pessimismo geral na Bolsa, os papéis do Facebook recuaram nesta segunda apesar da alta em Wall Street.

Esta queda no sentido contrário a tendência da Bolsa revela claramente o ceticismo dos investidores sobre a solidez do Facebook e sobre o entusiasmo do público pelas redes sociais.

Na sexta-feira, dia de estreia do Facebook, Wall Street fechou em forte queda: o Dow Jones recuou 0,59% e o Nasdaq perdeu 1,24%, mas nesta segunda o principal índice da Bolsa ganhou 1,09% e o Nasdaq, 2,46%.

As ações do Facebook chegaram a recuar 13,68% sobre o valor de estreia no início da sessão desta segunda, atingindo os 33,67 dólares, com investidores cautelosos diante do enorme volume de papeis ofertados ao mercado e com relação aos desafios gerados à empresa pelo setor.

Na sexta-feira, os papeis da empresa chegaram a 38 dólares, convertendo o Facebook na empresa com a segunda maior captação em uma abertura em Bolsa na história americana, com 16,02 bilhões de dólares.

"Creio que os investidores se convenceram de que o Facebook ofereceu muitos títulos, o que reduziu o apetite de risco", disse o analista Michael Pachter da Wedbush Securities.

Ao todo, o Facebook ofertou 421 milhões de ações, obtendo um valor de mercado de 104 bilhões de dólares.

Muitos analistas alertaram sobre o entusiasmo excessivo com relação às ações do Facebook. Alguns, no entanto, consideram que o papel poderá se valorizar de 5% a 10% este ano, um resultado que seria melhor, por exemplo, que o do site de ofertas Groupon, que perdeu 38% desde sua estreia em novembro passado. A rede profissional LinkedIn, por outro lado, subiu 133% em um ano.

O volume de negócios do Facebook reduziu seu ritmo em um momento no qual a empresa está realizando importantes investimentos. A companhia tem tido também dificuldades para converter em dinheiro a migração do tráfego da Internet para os aparelhos móveis.

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