Economia

Crise global exige redução do custo de energia no Brasil, diz Mantega

postado em 22/05/2012 11:42
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou na manhã desta terça-feira (22/5) que o governo planeja reduzir o custo da energia no Brasil. A seu ver, o momento de crise financeira internacional, agravada pela possibilidade de a Grécia deixar a Zona do Euro, torna a medida ainda mais urgente. ;Devemos nos dedicar para que o país seja mais competitivo;, afirmou, durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Mantega considerou que o agravamento da situação da economia internacional demonstra que a estratégia de austeridade fiscal na Europa não está dando certo. ;(Ela) não veio acompanhada de medidas de estímulo à economia;, afirmou. Ele ressaltou, no entanto, que o Brasil está preparado para enfrentar uma piora do cenário mundial. ;Até mais (preparado) do que estava em 2008, quando tivemos pleno sucesso no que, talvez, tenha sido a maior crise da economia mundial dos últimos 30 anos. Temos o dobro de reservas, mais de US$ 360 bilhões;, afirmou.

De acordo com o ministro, se a crise se agravar, as regiões mais prejudicadas serão a Europa e o norte da África. ;Felizmente, os países menos afetados serão os da América Latina e os da África. Caso haja estresse maior, eles sofrerão perda de PIB (Produto Interno Bruto) de um ponto percentual. Se fosse crescer 5%, crescerá 4%;, afirmou, ao citar estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação