Economia

Poupança continua sendo melhor investimento para aplicadores, diz Mantega

postado em 22/05/2012 12:59
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira (22/5) que a poupança ainda é o melhor investimento para os pequenos e médios aplicadores brasileiros. Ele participa de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado sobre as novas regras de cálculo da poupança, anunciadas no começo do mês.

;Mesmo com as mudanças, a poupança continua sendo o melhor investimento para a população brasileira;, disse. ;A poupança era e continua sendo a aplicação mais interessante para os pequenos e médios aplicadores", destacou. Para Mantega, as mudanças não prejudicam a população. "Tanto é que os depósitos aumentaram depois das mudanças", completou.

As novas regras estão na Medida Provisória (MP) n; 567. O Congresso criou uma comissão especial para analisar a admissibilidade da MP. A mudança na remuneração só vai ocorrer quando a taxa básica de juros, a Selic, estiver em 8,5% ao ano ou menor do que esse patamar. Neste caso, o rendimento passa a ser 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR). Atualmente, a Selic está em 9% ao ano. Assim, a remuneração continua sendo 0,5% ao mês mais a TR.

O governo alterou as regras de rendimento da poupança para evitar que os grandes investidores migrassem dos fundos de renda fixa para as cadernetas, destacou Mantega. ;Com isso teríamos um engessamento das taxas de juros e não conseguíamos reduzi-las. Haveria um piso para a taxa e o Tesouro Nacional não conseguiria recursos para a rolagem da dívida [os fundos são formados por títulos públicos], porque teria que elevar as taxas e haveria uma competição com a poupança;, disse.

O mercado financeiro projeta a taxa básica de juros em 8% ao ano até o final do ano. Para analistas, uma redução para 8,5% pode ocorrer já na próxima reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (BC), no final do mês. Durante a apresentação no Senado, Mantega fez uma simulação usando a taxa básica de juros em 8%, mas frisou que não se tratava de uma estimativa para a Selic em maio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação