Agência France-Presse
postado em 22/05/2012 19:35
Washington - A economia dos Estados Unidos poderá entrar em recessão no primeiro semestre de 2013 caso a atual política fiscal seja mantida, advertiu nesta terça-feira (22/5) a Comissão de Orçamento do Congresso (CBO, sigla em inglês).Segundo estimativas da CBO, a redução dos gastos por parte do estado federal projetada para 2012 e 2013, votada pelos representantes em agosto de 2011, deverá reduzir o déficit a 5,1% do PIB em dois anos, mas o crescimento "será de apenas 0,5%" em 2013, com uma contração da economia de 1,3% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano anterior, e crescimento de 2,3% no segundo semestre.
"Este tipo de contração da atividade no primeiro semestre de 2013 será, provavelmente, considerado recessão", advertiu a CBO. O organismo acredita que se o Congresso suspender os cortes adotados em agosto com base no acordo para fixar o limite do endividamento, o crescimento será de 4,4% em 2013. Mas tal decisão pode disparar a dívida pública, comprometendo o crescimento a longo prazo, destaca a Comissão de Orçamento.
"Se os representantes quiserem minimizar os custos a curto prazo de uma redução rápida do déficit, atenuando ao mesmo tempo os custos a longo prazo de um déficit significativo, poderão votar uma combinação de políticas: uma mudança fiscal e nos gastos que aumentaria o déficit de 2013 em relação ao previsto atualmente por lei, mas que reduziria o déficit nos próximos 10 anos, destacou a CBO.