Agência France-Presse
postado em 23/05/2012 15:02
Atenas - O governo grego negou nesta quarta-feira (23/5) que as autoridades da zona do euro tenham recomendado que os países membros começassem a se preparar para uma possível saída da Grécia do bloco."O Ministério das Finanças grego nega categoricamente as matérias que sugerem que tenha sido solicitado a membros da zona do euro que se preparem para lidar com uma possível saída da Grécia do grupo", disse um comunicado do governo.
"Este tipo de artigo não corresponde à realidade e prejudica os esforços que o país tem feito para enfrentar seus problemas", disse o texto divulgado pelo Ministério.
[SAIBAMAIS]Os dirigentes europeus debatem em Bruxelas nesta quarta-feira medidas para reativar o crescimento, em uma reunião informal que estará dominada pelo pânico gerado nos mercados por uma possível saída da Grécia do euro e pelas dúvidas quanto à capacidade de recuperação do sistema financeiro espanhol.
O nervosismo aumentou depois que o ex-primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, mencionou a possibilidade de que seu país abandone a moeda única.
"Apesar de esse cenário ser pouco provável e não ser desejável nem para a Grécia nem para outros países, não podemos negar que estão sendo feitos preparativos para conter as consequências potenciais de uma eventual saída da Grécia do euro", teria dito Papademos em uma entrevista ao Wall Street Journal.
Em Bruxelas, uma fonte europeia afirmou que os países da zona do euro mantiveram uma reunião na segunda-feira para elaborar "um plano de contingência" para o caso de a Grécia deixar o euro.