Economia

Agência de classificação reduz nota do grupo espanhol Telefónica

Agência France-Presse
postado em 24/05/2012 12:18
Madri - A agência de classificação creditícia Standard and Poor;s reduziu nesta quinta-feira (24/5) em um escalão a nota do grupo espanhol Telefónica, a "BBB", devido a uma queda de seu resultado maior que o previsto. Esta classificação vem acompanhada de uma perspectiva negativa, o que significa que a agência pode voltar a reduzir sua nota no médio prazo.
[SAIBAMAIS]
A agência afirma que ainda considera sólido o perfil de atividade da empresa ante o risco, particularmente graças a sua ampla diversificação geográfica, mas disse que os fatores macroeconômicos e a competitividade afetam seus negócios e sua rentabilidade.

A perspectiva negativa da nota "reflete a possibilidade de um novo rebaixamento caso o nível de liquidez do grupo baixe a um nível que já não é adequado segundo nossos critérios" ou se a Telefónica enfrentar "um cenário pior que o previsto" em termos macroeconômicos.

O lucro da Telefónica recuou em 53,9% no primeiro trimestre do ano, quando alcançou os 748 milhões de euros, devido à crise na Europa, apesar de o grupo ter reafirmado seus resultados na América Latina. O resultado de exploração caiu 17,8% interanual (-23,6% na Europa, -5,1% na América Latina), para a 2,511 bilhões de euros.

Dos 5,081 bilhões de euros de EBITDA (Resultado Operacional antes de Depreciações e Amortizações) registrados nesse período (em queda de 8,8%), 2,549 bilhões procederam da América Latina (%2b0,8%) e 2,513 bilhões da Europa (-14,7%). Na Espanha, o grupo viu seus ingressos caírem 10,7%, situando-se a 3,899 bilhões de euros, com relação ao primeiro trimestre de 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação