Economia

BNDES defende ampliação de investimentos em inovação na indústria

postado em 25/05/2012 17:02
São Paulo ; O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, defendeu nesta sexta-feira (25/5) a ampliação dos investimentos em inovação na indústria brasileira como forma de garantir competitividade no setor. Ele disse que houve aumento dos desembolsos do BNDES e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) de pelo menos R$ 1,5 bilhões em 2012, totalizando R$ 5 bilhões de recursos disponíveis para inovação.

Coutinho participou nesta sexta-feira (25/5) de reunião, em São Paulo, do movimento de Mobilização Empresarial pela Inovação, que é coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e conta com representações de diversas empresas do setor industrial.

;Nós temos uma perspectiva muito positiva para o avanço da inovação, apesar das dificuldades das turbulências macroeconômicas. É normal, sempre que você tem um risco de turbulência externa, puxar o freio de mão, tanto nos investimentos quanto na inovação. Mas o governo brasileiro tem amplas condições assegurar o crescimento;, avaliou Coutinho.

Ao reconhecer um crescimento abaixo do esperado no primeiro trimestre do ano, Coutinho pediu tranquilidade ao setor empresarial. ;É preciso ter sangue frio, não deve se apavorar, nós vamos continuar crescendo. É importante transmitir para o setor privado a confiança de que a economia brasileira é uma economia sólida, que tem uma fronteira de oportunidade e crescimento muito atraente com retorno elevado e que nós temos todas as condições de sustentar o ciclo de crescimento da economia;.

Ele disse que outro fator que interfere na competitividade do setor são as mudanças na taxa de câmbio. ;O câmbio hoje é mais condizente com a competitividade. Não quero falar de tendência do câmbio a médio e no longo prazo, mas faz parte de toda boa política de flutuação cambial evitar volatilidade excessiva;.

Para o presidente do CNI, Robson Braga, é possível investir em economia mesmo com uma conjuntura macroeconômica de crise. ;Os empresários sabem que para continuar crescendo é preciso investir em inovação. Os empresários têm calma, mas querem avançar rápido, porque você estão competindo. A sobrevivência do setor também está ligado aos investimentos em inovação e em produtividade;.

O presidente da CNI pediu mais medidas do governo para impulsionar o setor, como diminuição da carga tributária, redução dos juros, equilíbriio do câmbio e investimentos em infraestrutura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação