Ana Carolina Fortunato
postado em 29/05/2012 08:00
O grupo inglês Diageo, dono de marcas como Johnnie Walker, Bells, Buchanan;s, Guiness e Smirnoff , anunciou ontem a compra da brasileira Ypióca por R$ 900 milhões. Líder global de bebidas, a Diageo pretende levar para o mercado internacional a cachaça premium brasileira, que vem embalada em palhinha. Em 30 dias, a compradora inglesa começará a operar oficialmente os cinco prédios da Ypióca, o que incluiu dois centros de distribuição ; um em Guarulhos (SP) e outro em Fortaleza (CE) ;, e três unidades de produção: uma destilaria, uma engarrafadora e uma fábrica de envazamento no Ceará. Juntas, elas respondem pela produção anual de 126 milhões litros de aguardente. Caberá o grupo Telles, ex-dono da Ypióca, comandar apenas a produção de etanol.A multinacional informou ainda que a presença do grupo no Brasil faz parte da aposta do grupo em mercados emergentes, sobretudo o Nordeste, onde se tem um grande índice de consumo da bebidas destiladas. Até 2015, a empresa poderá anunciar novos negócios para sustentar seu crescimento no país, que foi de 27% na América Latina no ano passado, quando o grupo encerrou o balanço com faturamento de US$ 9 bilhões.