Economia

Economia espanhola é muito grande para falir, diz lobby bancário

Agência France-Presse
postado em 31/05/2012 12:48
Haia - A economia espanhola é muito grande para repetir a fórmula utilizada na Grécia, onde os credores privados aceitaram perdoar uma parte da dívida soberana em seus ativos, disse nesta quinta-feira (31/5) o diretor do Instituto Internacional de Finanças (IIF) em um jornal holandês. Um sistema assim para reduzir a dívida da Espanha não é "nem desejável, nem realizável, e é inútil", insistiu.
[SAIBAMAIS]
Ao ressaltar que uma parte dos bancos espanhóis tem problemas, Dallara recomendou romper os laços diplomáticos que existem entre o governo e os bancos. A explosão da bolha imobiliária deixou muitos bancos espanhóis, muito expostos ao setor, em uma situação complicada, como é o caso do Bankia, terceira entidade do país por ativos, que precisa de uma injeção de 23,5 bilhões de euros.

Dallara também afirma que seria bom para os bancos espanhóis o adiamento da entrada em vigor da norma que obriga os bancos a aumentar sua quota de fundos próprios. A Autoridade Bancária Europeia (EBA) calculou em dezembro de 2011 que os bancos europeus precisarão de 114,7 bilhões de euros para se recapitalizar. O objetivo para as 30 entidades afetadas é aumentar a 9% a quota de fundos próprios "duros" antes do fim de junho de 2012.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação