Economia

CMN libera crédito para agricultura familiar afetada por enchentes e seca

postado em 31/05/2012 15:08
O Conselho Monetário Nacional (CMN) estabeleceu os percentuais e os prazos das linhas especiais de crédito para custeio direcionadas aos agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O crédito poderá ser usado pelos agricultores familiares afetados pelas cheias na Região Norte, em municípios que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública. Mas, para pegar o dinheiro, os agricultores não podem estar inadimplentes com o Pronaf.

Os interessados têm até 30 de dezembro para solicitar o crédito às instituições financeiras. De acordo com resolução do Banco Central, publicada nesta quinta-feira (31/5) no Diário Oficial da União, o limite de financiamento por produtor é R$ 12 mil, com juros de 1% ao ano. Sobre as parcelas pagas antes do vencimento incidirá bônus de 40%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação