Economia

Brasil tem queda de eficiência econômica e fica menos competitivo

postado em 01/06/2012 08:00
A perda, pelo Brasil, de oito posições no ranking internacional de competitividade nos últimos três anos serve de alerta ao governo. Se de um lado houve sensível melhora no nível do emprego, o investimento internacional teve forte deterioração, conforme revelou ontem o Índice de Competitividade Mundial 2012. Na avaliação geral, o país caiu duas posições em relação ao último levantamento anual, passando a ocupar a 46; posição na lista geral, de 59 países. Mas a situação já foi pior: em 2010, estava no 38; lugar e, no ano seguinte, despencou para o 44;. Na edição de 2012 do estudo, que é publicado desde 1989, Hong Kong, Estados Unidos e Suíça figuram como as economias mais competitivas.

O relatório do Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Administração (IMD, na sigla em inglês), da Suíça, desenvolvido em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), de Belo Horizonte, mostra também que o Brasil consolidou a ruptura de uma série de avanços acumulados desde 2007. ;O crescimento econômico do Brasil continuará a depender da melhora da produtividade da indústria, ainda muito protegida da concorrência externa. Não por acaso, as exportações de commodities continuam sendo o destaque, ao contrário dos manufaturados;, comentou o português Nuno Fernandes, professor de finanças do IMD.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação