Economia

Líder da esquerda radical grega quer anular acordo entre UE e FMI

Agência France-Presse
postado em 01/06/2012 10:02
Atenas - O partido de esquerda radical grego Syriza, apontado como possível vencedor das eleições de 17 de junho, buscará anular o memorando que determina o programa de austeridade da Grécia em troca do apoio da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), afirmou nesta sexta-feira seu líder, Alexis Tsipras.

"O memorando ou é aplicado, ou é anulado", disse Tsipras na apresentação de seu programa para as eleições legislativas. "Pedimos o voto do povo grego a fim de anulá-lo", acrescentou. Tsipras, de 37 anos, comparou o acordo a um "remédio mortal", que causou uma "tragédia" na Grécia, onde mais de um milhão de pessoas estão desempregadas e as taxas de suicídio sobem em meio ao aprofundamento da crise econômica.
[SAIBAMAIS]
"Você não salva a vida de um paciente mudando a dosagem de seu remédio mortal. Você precisa mudar o próprio remédio", disse o líder de esquerda. A proposta alternativa do Syriza pretende garantir um "saneamento orçamentário socialmente justo" e uma "participação igualitária da Grécia na Eurozona", acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação