Economia

Setor agropecuário é um dos responsáveis pela derrubada do PIB do Brasil

postado em 01/06/2012 13:53
Considerada em diversos outros momentos como o salvador da lavoura da economia brasileira, o setor agropecuário foi desta vez um dos responsáveis pela derrubada do Produto Interno Bruto (PIB, a soma das riquezas produzidas no país) no primeiro trimestre de 2012, com um resultado pífio de 0,2% sobre o trimestre anterior, divulgado esta manhã. Problemas de clima e nas exportações levaram a atividade no campo a registrar o pior desempenho entre todos os ramos pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), despencando 7,3% nos três primeiros meses do ano.

"Com desempenho bom no ano passado, a safra de soja sofreu este ano com a estiagem no sul e no nordeste. A estimativa agora é de uma queda de 11,4% na quantidade produzida de soja no ano. Haverá queda na produtividade também, uma vez que a área plantada de soja deve crescer 3,4%", informou ontem Rebeca de La Rocque Palis, gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE. Segundo ela, o mesmo ocorreu com as safras de arroz e fumo. A expectativa é de uma queda de 13,8% na produção de arroz no acumulado anual e outra de 15,9% nos volumes produzidos de fumo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação