Economia

Argentina declara que exploração de petroleiras nas Malvinas é ilegítima

Agência France-Presse
postado em 04/06/2012 11:27
Buenos Aires - A Argentina declarou oficialmente nesta segunda-feira (4/6) que considera "ilegítimas e clandestinas" as operações de exploração realizadas por cinco petroleiras britânicas em torno das Ilhas Malvinas, ocupadas por Londres desde 1833 e cuja soberania é reivindicada pelo país sul-americano.

"Trata-se de uma zona que se encontra sob a soberania da República Argentina e que está portanto sob suas leis e regulamentações específicas", publicou nesta segunda-feira o Boletim Oficial, através de cinco resoluções.

A medida envolve as companhias Rockhopper Exploration, Desire Petroleum Public Limited Company, Argos Resources, Falkland Oil and Gas Limited e Borders and Southern Petroleum. A empresa Borders and Southern Petroleum anunciou em abril uma "descoberta significativa" de gás na bacia sul do arquipélago.

Nas cinco resoluções, uma de cada empresa, o governo de Cristina Kirchner afirmou que "os trabalhos e operações realizados na Plataforma Continental Argentina não possuem autorização, concessão ou permissão das autoridades competentes do Governo Argentino, tal como estabelecem as disposições da Lei de Hidrocarbonetos N; 17.319".
[SAIBAMAIS]
Em março passado, menos de um mês antes do 30; aniversário da guerra entre Argentina e Reino Unido pela posse das ilhas, Buenos Aires anunciou que empreenderia ações civis e penais contra as empresas vinculadas às operações desse setor em torno do arquipélago. A tensão diplomática entre ambos os países tem aumentado em 2012, quando foram completadas três décadas desde o conflito bélico de 74 dias nas ilhas do Atlântico sul, que deixaram 649 argentinos e 255 britânicos mortos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação