Agência France-Presse
postado em 04/06/2012 16:08
Nova York - Os ministros de Finanças do G20 estão preparando propostas para fortalecer os recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI), que serão incorporados em um plano de ação a ser aprovado durante a próxima reunião do grupo no México, informou uma representante mexicana do G20."Os ministros de Finanças estão trabalhando com compromissos específicos que cada país fará para apoiar a recuperação global e isso se verá refletido no plano de ação que será adotado em Los Cabos", o balneário mexicano onde se celebrará o encontro, disse Lourdes Aranda, representante do México para o G20.
[SAIBAMAIS]A diplomata acredita ser provável que as economias emergentes tenham um compromisso maior com relação ao FMI agora do que tinham no passado. "Cremos que as economias emergentes terão um papel maior, não só em direitos, mas sim em responsabilidades", defendeu Aranda na sede das Nações Unidas.
O encontro das maiores economias desenvolvidas e emergentes acontecerá a partir de 17 de junho em meio a uma onda de incertezas sobre a economia global, enquanto que a Europa sofre uma crise da dívida e Estados Unidos e China registram uma desaceleração de suas economias.
Em abril, durante as assembleias do FMI e do Banco Mundial em Washington, os países do G20 se comprometeram a aumentar os recursos creditícios do Fundo em mais de 430 bilhões de dólares, sem o apoio dos Estados Unidos. Contudo, não se conhece ainda os detalhes do aporte que será realizado pelos países emergentes, que buscam aumentar seu peso de decisão dentro do organismo.