Economia

Standard and Poor's vê "uma chance em três" de Grécia sair da Eurozona

Agência France-Presse
postado em 04/06/2012 16:37
Paris - A agência de classificação financeira Standard and Poor;s disse nesta segunda-feira (4/6) que a Grécia possui "ao menos uma chance em três" de deixar a zona do euro nos próximos meses, de acordo com um relatório publicado nesta segunda-feira (4/6), no qual a agência adverte ainda que essa saída poderia prejudicar seriamente o país.

"Contudo, não consideramos por hora que a saída da Grécia tenha automaticamente consequências negativas permanentes para as perspectivas de outros países periféricos da zona do euro", disse a agência.

Por isso, segundo a agência, uma eventual saída da Grécia não provocaria rebaixamentos nos demais países do grupo.

Segundo a SP;s, existe a possibilidade de que as eleições legislativas de 17 de junho "conduzam à formação de um governo fundamentalmente oposto à aplicação do programa" de saneamento das finanças imposto pela União Europeia (UE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em troca na ajuda a Atenas.

Os sócios europeus da Grécia, no entanto, estão cada vez menos propensos a tolerar "desvios duradouros e significativos" com relação a este programa.

O retorno da moeda nacional "será provavelmente muito custoso para a população grega", disse a SP;s. "Contudo, as dificuldades sofridas pela população grega deverão dissuadir os outros Estados-membros a segui-la em sua saída do euro", prevê a agência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação