postado em 07/06/2012 10:29
Búzios (RJ) ; Para atualizar a linha de produtos à venda no mercado nacional, a GM agora investe nos compactos premium. Ela trouxe da Coreia do Sul o Sonic, um projeto global que chega ao Brasil em duas opções de carroceria (hatch e sedã) e duas de acabamento (LT e LTZ), ambas equipadas com o novo motor 1.6 16V Flex Ecotec, que pode contar com um câmbio manual (cinco velocidades) ou automático (seis marchas). Existe a possibilidade de o Sonic ser produzido no México em breve e, diante do atual regime de cotas, a empresa estuda até a possibilidade de fabricá-lo no Brasil.O design é um dos destaques do novo compacto premium. Suas linhas transmitem esportividade, modernidade e sensação de movimento. Na frente, destacam-se os faróis com máscara negra e duplos refletores que, ao contrário de outros modelos, ficam expostos, dando um ar mais agressivo. A grade bipartida, com a barra ostentando a gravatinha dourada, remete à nova identidade visual da marca. Outros detalhes que chamam a atenção na dianteira são os ressaltos nas laterais do capô do motor e os faróis de neblina, embutidos em molduras na cor preta.
De perfil, a linha de cintura ascendente realça a esportividade, mas os vincos acentuados na parte de baixo das portas não combinam muito com o restante e, de longe, parecem um risco na lataria. As traseiras são bem distintas, sendo a do hatch mais harmônica com o restante da carroceria. Nas duas, destacam-se as lanternas com dois elementos circulares. Em termos de dimensões externas, hatch e sedã medem 1,73m de largura, 1,51m de altura e têm 2,52m de entre-eixos. A diferença é o comprimento (de 4,39m no modelo três volumes e de 4,03m no de dois) e do porta-malas (com capacidade de 477 litros no sedã e de 265 litros no hatch). O espaço interno é o mesmo para ambos e proporciona conforto para os ocupantes do banco traseiro.