Economia

UE prepara plano para uma verdadeira união de políticas fiscais

Agência France-Presse
postado em 09/06/2012 13:48
BERLIM - Os dirigentes das instituições europeias preparam um plano destinado a converter-se em uma verdadeira união de políticas fiscais para salvar o euro, afirma o jornal alemão Der Spiegel, que sairá na segunda-feira.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso; o da União Europeia, Herman Van Rompuy; o chefe do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker; e o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, trabalham neste plano, que impediria os Estados membros de endividarem-se à vontade.

Segundo o comunicado enviado pelo Der Spiegel, os Estados só poderão dispor do crédito necessário para seus próprios gastos.

Qualquer país que precise de mais dinheiro do que tem a sua disposição terá que apresentar suas necessidades ao grupo de ministros de Finanças da zona do euro, que decidirá então se a solicitação é justificada e em qual quantidade. Em seguida, seriam emitidos eurobônus para financiar as novas dívidas.

O presidente, que atuaria como ministro de Finanças europeu, dirigirá o grupo de ministros, que estará controlado por um novo órgão europeu, no qual estariam representantes dos Parlamentos nacionais. Segundo o Der Spiegel, este plano só se aplicaria às novas dívidas contraídas pelos países europeus e não às antigas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação