Jornal Correio Braziliense

Economia

Eurozona descarta pedir plano de austeridade à Espanha em troca de resgate

A zona do euro descarta pedir um plano de austeridade à Espanha em troca do resgate de seu setor financeiro, disse neste sábado uma fonte governamental europeia ao final da teleconferência do Eurogrupo.

"Não pediremos um programa macroeconômico em troca, uma vez que isso não será necessário", disse a fonte. As condições se concentrarão em particular no "saneamento" do setor bancário, disse.

A zona do euro concordou em oferecer à Espanha uma ajuda de até 100 bilhões de euros para recapitalizar e sanear seu setor financeiro, o que lhe converteria na quarta economia da união monetária a ser resgatada.

Contudo, a Espanha ainda não aceitou publicamente a ajuda. O ministro espanhol de Economia, Luis de Guindos, dará uma coletiva de imprensa neste sábado às 19H30 local (17H30 GMT; 14H30 de Brasília) para explicar "os resultados da reunião do Eurogrupo".

O Fundo Monetário Internacional (FMI) participará do plano de resgate ao setor bancário espanhol, mas só terá papel de supervisor, informaram fontes próximas às negociações.