Economia

Eurogrupo disposto a responder "favoravelmente" a pedido de resgate

Agência France-Presse
postado em 09/06/2012 16:01
BRUXELAS - A zona do euro está disposta a responder "favoravelmente" ao pedido de resgate da Espanha para sanear seu setor financeiro, disse o grupo em um comunicado divulgado neste sábado ao término de uma reunião por teleconferência dos ministros de Finanças da União Monetária.

A zona do euro ofereceu um empréstimo à Espanha de até 100 bilhões de euros para cobrir as necessidades do setor financeiro e prevê um colchão de segurança, diz o comunicado.

"Após a solicitação do pedido formal, uma avaliação será realizada pela Comissão, conjuntamente com o BCE, o EBA (Autoridade Bancária Europeia) e o FMI, assim como uma proposta com as condições para o setor financeiro", disse o comunicado.

A Espanha confirmou neste sábado que solicitará ajuda financeira europeia para sanear seu setor bancário, anunciou o ministro de Economia, Luis de Guindos, ao término da teleconferência.

"O montante financiado deve cobrir as necessidades de capital com uma margem de segurança adicional, com uma soma estimada em até 100 bilhões de euros no total", anunciou o Eurogrupo em um comunicado.

"O Eurogrupo respalda os esforços espanhóis para resolver a reestruturação de seu setor financeiro", precisou.

A zona do euro considera que o Fundo público de Reestruturação Ordenada Bancária (FROB), da Espanha, que vem atuando como agente do governo espanhol, poderá receber os fundos e canalizá-los as instituições financeiras implicadas", disse.

"O governo espanhol terá total responsabilidade pela assistência financeira", disse o Eurogrupo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação