postado em 09/06/2012 16:59
O ministro de Finanças alemão, Wolfgang Sch;uble, felicitou o acordo alcançado com a Espanha para recapitalizar os bancos espanhóis em um comunicado divulgado neste sábado."O FEEF está disposto a proporcionar o dinheiro correspondente a uma solicitação da Espanha, mas seria melhor se o MEE, que é ainda mais eficaz, pudesse ser utilizado", afirmou.
Por isso, o ministro pediu uma "rápida" ratificação do MEE, que entrará em vigor apenas em julho, assim como do pacto fiscal, que pretende que os governos respeitem os limites de endividamento previstos, no máximo até 6 de julho.
Sch;uble também elogiou a decisão de Madri em esperar os resultados de uma segunda avaliação independente das necessidades de seus bancos para solicitar uma quantidade concreta de ajuda.
Segundo o ministro, a Espanha está agindo corretamente aos olhos da Alemanha e por isso ele acredita que outros países e instituições da zona do euro e provavelmente o FMI a apoiarão no processo de saneamento de seu setor bancário.
FRANÇA E EUA
A França celebrou o acordo alcançado neste sábado na zona do euro para recapitalizar o sistema financeiro espanhol, estimando que este constitui "um forte sinal de solidariedade", declarou à AFP o ministro francês de Finanças, Pierre Moscovici.
"É um bom acordo, é um forte sinal de solidariedade", afirmou, precisando que havia "insistido para que as condições estivessem estritamente limitadas ao setor bancário" espanhol e não incluíssem "políticas de austeridade".
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, também felicitou neste sábado a decisão da Espanha de pedir ajuda à zona do euro para recapitalizar seus bancos.
"Felicitamos as medidas tomadas pela Espanha para recapitalizar seu sistema bancário e a participação de seus sócios europeus para acordar um apoio", disse Geithner por meio de um comunicado.