Economia

Socorro à Espanha divide Zona do Euro e derruba bolsas em todo o mundo

postado em 12/06/2012 08:00
O socorro de 100 bilhões de euros injetados no sistema financeiro espanhol, no fim de semana, levou o mercado da euforia à descrença. O voto de confiança dado à Espanha depois da medida de ajuda não durou metade do dia e, após o almoço, as principais bolsas da Europa desabavam. Madri, que chegou a bater alta de quase 6% no melhor momento do pregão, amargou perdas de 0,54% no fechamento, influenciada, sobretudo, pela incerteza em relação à contrapartida que a Espanha teria de dar em troca do dinheiro. A situação se tornou ainda mais dramática depois de a Itália também entrar na área de risco com os juros de seus títulos públicos em alta diante das incertezas.



A segunda-feira também foi marcada na Europa por declarações contrárias e favoráveis à ajuda aos espanhóis e também por dúvidas. O socorro causou mal-estar entre os integrantes do bloco econômico que receberam auxílios anteriormente e que têm pagado uma fatura severa pelo direito a empréstimos. Portugal foi uma das primeiras nações a reclamar e falar em revisão do acordo que fez no passado. A Grécia também tinha intenções de rever o combinado, assim como a Irlanda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação