Economia

Fitch reduz a nota de 18 bancos espanhóis após Santander e BBVA

Agência France-Presse
postado em 12/06/2012 13:36
Madri - A agência de classificação creditícia Fitch reduziu nesta terça-feira (12/6) a nota de outros 18 bancos espanhóis, após a redução da véspera das duas maiores instituições bancárias espanholas, Santander e BBVA.



[SAIBAMAIS]Segundo a agência, a redução foi quase automática após o rebaixamento da nota soberana da Espanha na semana passada, para ;BBB;. "Esta decisão foi tomada também como consequência das carteiras de crédito de alguns bancos, que podem ser reduzidos ainda mais", informou a agência em um comunicado.

De acordo com a Fitch, a principal preocupação é com relação aos bancos cujos créditos estão muito expostos ao setor da construção. Entre as entidades rebaixadas estão CaixaBank, terceiro banco do país em termos de capitalização, que perdeu dois escalões, para "BBB". O Banco Popular, quarta entidade do país por capital, perdeu um escalão, para "BBB-".

O Bankia, cujo resgate público de quase 23,5 bilhões de euros acelerou a crise dos bancos espanhóis, também foi reduzido em um escalão, para "BBB". Na segunda-feira, a Fitch anunciou o rebaixamento em dois escalões do Santander e do BBVA, para "BBB%2b", enfatizando que é algo excepcional que bancos tenham uma nota superior a de seu país de origem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação