Agência France-Presse
postado em 13/06/2012 16:57
Atenas - A Grécia, cujos cidadãos voltam neste domingo às urnas nas eleições legislativas, conta com 2 bilhões de euros em seus cofres, o que garantiria o pagamento de salários dos funcionários públicos e das pensões até 20 de julho apenas, afirmou nesta quarta-feira o jornal Kathimerini, que não cita fontes. O Ministério grego de Finanças não desmentiu a informação.Além de Kathimerini, vários veículos gregos fizeram eco a esta informação, que teria saído de um reunião realizada na terça-feira à noite entre o ministro de Finanças interino, Georges Zannias, e o chefe de esquerda radical Syriza, Alexis Tsipras.[SAIBAMAIS]
O Ministério de Finanças disse na terça-feira em um comunicado que os ingressos públicos chegaram a 666 milhões de euros nos cinco primeiros meses de 2012, menos que o previsto.
Uma eventual vitória de Tsipras, de 37 anos, cujo partido antiausteridade está praticamente empatado com a Nova Democracia (direita), preocupa os sócios europeus.
Vários dirigentes dos países membros da zona do euro ameaçam deixar a Grécia cair caso o país não cumpra o plano de austeridade imposto há dois anos em troca de ajuda internacional.