Economia

Japão pede à Grécia coalizão estável e à Europa ajuda para os bancos

Agência France-Presse
postado em 18/06/2012 10:04
Tóquio - O Japão pediu nesta segunda-feira (18/6) à Grécia uma coalizão estável após as eleições legislativas de domingo, vencidas pelo conservador Antonis Samaras e cuja vitória foi recebida positivamente pelos mercados asiáticos, e à Europa que tome medidas para reforçar seu setor bancário.

[SAIBAMAIS]"Vamos vigiar de perto as negociações para a formação de uma coalizão" governamental em Atenas entre o Nova Democracia, o partido de Samaras, e o Pasok socialista, disse o porta-voz do governo japonês, Osamu Fujimura. "Nosso país espera que se forme rapidamente um governo sólido para trabalhar para a estabilização dos mercados (...). Esperamos que os países europeus tomem medidas de urgência para reforçar seu setor financeiro", acrescentou.



A crise da dívida na Europa está impulsionando o iene, uma moeda refúgio para os investidores que fogem do euro, a níveis historicamente altos diante do dólar e da moeda europeia, uma alta que prejudica as exportações japonesas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação