Jornal Correio Braziliense

Economia

Fitch afirma que notas de países da Eurozona não correm risco no momento

Paris - A agência de classificação creditícia, Fitch, anunciou nesta segunda-feira (18/6) que não planeja colocar as notas dos países da zona do euro em vigilância negativa, o que seria o passo prévio a uma redução, após a vitória da direita nas eleições legislativas gregas.

A Fitch destacou em um comunicado que o resultado dos comícios gregos diminui o risco de que Atenas saia do euro, um extremo que poderia ser traduzido em um rebaixamento das classificações de todos os demais países do euro, conforme advertiu a agência no meio de maio. "A Fitch não colocará todas as notas soberanas da Eurozona em perspectiva negativa, o que seria feito caso a saída da Grécia do euro se tornasse um evento provável de curto prazo", disse a agência em um comunicado.

[SAIBAMAIS]Indicando que espera a formação de um governo que respeite o plano de rigor negociado com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional antes da reunião europeia dos dias 28 e 29 de junho, a agência insiste que a crise na Grécia e na Eurozona continua "intensa".

"Apesar de os riscos procedentes da Grécia terem retrocedido no momento, a violência de uma crise sistêmica que afetaria a zona do euro não deve se amainar enquanto os líderes europeus não elaborarem uma rota de fuga confiável, que reforce a união monetária com uma maior integração fiscal e financeira", aponta.