Economia

Chanceler alemã acredita que Grécia vai cumprir com compromissos

Agência France-Presse
postado em 18/06/2012 14:13
Los Cabos - A chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta segunda-feira (18/6) que o novo governo grego que se formará após as eleições de domingo deverá cumprir os compromissos assumidos por Atenas em troca do pacote de resgate da UE e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

"As eleições não podem questionar os compromissos assumidos pela Grécia. Não podemos colocar em perigo os passos para a reforma que temos acordado", disse Merkel à imprensa no balneário mexicano de Los Cabos (noroeste), antes do início da reunião do G20.

[SAIBAMAIS]A Alemanha tem sido um dos países da Eurozona mais duros e tem insistido em que a Grécia tem que ater-se ao acordado se deseja obter os fundos que necessita para evitar que sua economia entre em default. "O governo grego tem que cumprir e cumprirá seus compromissos", afirmou Merkel.



Antonis Samaras, líder do partido Nova Democracia, ganhador das eleições gerais de domingo, tem assegurado que não há tempo a perder para se formar um governo de coalizão que possa colocar em marcha reformas cruciais e cumprir com os credores internacionais de seu país.

A Grécia foi obrigada a pedir dois resgates, um de 110 bilhões de euros (140 bilhões de dólares) em 2010 e outro por 130 bilhões de euros este ano, além do perdão de 107 bilhões de euros de sua dívida. Os resultados eleitorais de domingo (17/6) ajudaram o euro a se revalorizar, devido a diminuição da chance de a Grécia deixar o euro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação