Economia

Secretária de Comércio Exterior reclama das barreiras argentinas

postado em 18/06/2012 17:53
A secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Tatiana Lacerda Prazeres, disse nesta segunda=feira (18/6) que o governo brasileiro ;não está satisfeito; com a postura comercial adotada pela Argentina. As declarações foram dadas durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa do Senado.

;Não estamos satisfeitos, mas esse contato direto pode facilitar o entendimento entre os dois países;, observou. Ela ainda registrou que o governo brasileiro não ignora os prejuízos causados à indústria nacional e espera resolver os entraves impostos ao comércio bilateral.

Tatiana informou que uma nova reunião entre os governos brasileiro e argentino está marcada para a próxima semana em Buenos Aires.

;As barreiras se multiplicam, vêm afetando todos os parceiros comerciais e isso nos preocupa. Mas seguiremos empenhados enquanto houver qualquer empresa brasileira enfrentando obstáculos para vender ao exterior. Estamos absolutamente atentos aos setores intensivos em mão-de-obra e especialmente afetados por barreiras do país vizinho;.

Mesmo com os problemas enfrentados pela indústria brasileira, a secretária destacou que não houve paralisação na relação bilateral. Apesar da redução de 11% no comércio com a Argentina em 2011, o Brasil exportou US$ 7,5 bilhões neste ano, com saldo positivo de US$ 1,2 bilhão.



A queda, segundo a secretária, é resultado também do impacto da crise econômica. ;Há uma crise internacional em curso que vem afetando as exportações de todos os parceiros comerciais. Como temos um comércio muito intenso, somos afetados. Mas não somos os únicos;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação