Los Cabos - Os países do G20 reunidos na cidade mexicana de Los Cabos acertaram nesta terça-feira (19/6) estender até 2014 seu compromisso de não adotar medidas protecionistas, informou o presidente mexicano, Felipe Calderón. "Concordamos (...) em estender até 2014 o compromisso de não implementar medidas protecionistas", disse Calderón em entrevista coletiva ao final da cúpula do G20.
[SAIBAMAIS]Em plena crise financeira internacional, Calderón destacou o "interesse" que há em se "evitar uma escalada de medidas protecionistas que leve o mundo a uma nova recessão". O líder mexicano reconheceu que "houve resistências" de alguns países em aceitar esta posição, "mas finalmente prevaleceu o consenso". "É um bom acordo".
Mais cedo em Los Cabos, a presidente Dilma Rousseff defendeu a retomada da Rodada Doha da OMC de liberalização do comércio mundial em 2014. O Brasil "propõe que em 2014 seja reaberta a discussão da Rodada de Doha", bloqueada pela questão dos subsídios agrícolas dos países ricos. "Não aceitamos prorrogar por prorrogar". As negociações estão estagnadas desde 2008 por conta do capítulo agrícola.