Economia

Banco Central projeta PIB menor: dos atuais 3,5% para até 2,5%

postado em 20/06/2012 07:05
O Banco Central deverá reduzir a sua estimativa de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, dos atuais 3,5% para algo entre 2,5% e 3% - o anúncio oficial será feito no fim deste mês. Esse é o consenso entre os analistas, que ontem voltaram a mostrar pessimismo em relação ao desempenho econômico do país, ao reduzirem, pela sexta vez consecutiva, as projeções para a expansão da atividade.

Em vez de 2,53%, agora eles apostam em um tímido salto de 2,30%. A tendência é de que esse número continue baixando nas próximas semanas, reflexo da desconfiança que está minando o PIB brasileiro, conforme alertou o presidente do BC, Alexandre Tombini, em entrevista ao Correio no último domingo.

Diante desse quadro desolador, os especialistas passaram a crer em cortes ainda mais acentuados da taxa básica de juros (Selic). Segundo a pesquisa realizada semanalmente pelo BC, o indicador, que está em 8,50%, deverá ceder mais uma pontos percentuais, para 7,5% ao ano. Até então, o consenso era de apenas um corte de 0,5 ponto da Selic, para 8%.

"No geral, os dados se mostram comportados no tocante à inflação. E isso abre margem para a autoridade monetária focar, com mais tranquilidade, em outros aspectos da política econômica", disse André Perfeito, economista-chefe da Gradual Investimentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação