Economia

Banco Itaú Unibanco adquire 3,609% das ações da petroleira argentina YPF

postado em 20/06/2012 16:35
O banco Itaú Unibanco adquiriu 3,609% das ações da YPF, empresa argentina de gás e petróleo recentemente expropriada da espanhola Repsol.

Segundo informações da assessoria de imprensa do banco brasileiro, a aquisição não é uma compra. As ações são oriundas de uma garantia que o banco tinha com o grupo argentino Petersen, da família Eskenazi, que não pagou aos bancos o empréstimo pela compra das ações da YPF.

A empresa ficou com a transação de 14.194.472 ações da petroleira argentina. O valor de cada uma é de US$ 11,12, um pacote equivalente a US$ 157,8 milhões.



Relembre o caso
Em abril deste ano, a presidente argentina Cristina Kirchner decidiu expropriar 51% da YPF, que pertencia à empresa espanhola Repsol. Cristina alegou falta de investimentos no país. A medida desencadeou uma crise diplomática com a Espanha e desconfiança dos países europeus, que ameaçaram levar o caso à Organização Mundial do Comércio (OMC).

Em 3 de maio, o Congresso da Argentina sancionou a lei que transferiu ao Estado o controle de 51% das ações da YPF e diminuiu o capital da Repsol de 57,43% para 6,43%. Com a expropiação, o grupo Petersen manteve seus 25,46%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação