postado em 25/06/2012 17:32
Rio de Janeiro - Mais de 250 executivos do setor financeiro do Brasil, da América do Sul, dosa Estados Unidos, da China, Bélgica e Espanha estão reunidos, na capital fluminense, na 1; Conferência Regional da América Latina da Sociedade Global de Transações Financeiras Interbancárias (da sigla em inglês Swift).A Swift e uma cooperativa de instituições financeiras de todo o mundo para o envio de mensagens de transações internacionais. Os executivos vão discutir até terça-feira (26/6) temas ligados à infraestrutura de mercado e questões pontuais de interesse das empresas, como sanções, tecnologia bancária e impactos regulatórios sobre o setor financeiro.
A América Latina é considerada estratégica para a Swift, e o Brasil inaugura a conferência que seguirá, anualmente, para cada país da região, reunindo representantes da comunidade financeira, de bancos centrais e grandes bancos nacionais e estrangeiros.
A diretora da entidade para a América do Sul, Christina Hutchinson, disse que serão abordados também, durante o evento, os desafios do Brasil diante da crise ;para manter o crescimento sustentável para os próximos anos; e as tendências de crescimento latino-americano.
A crise internacional, que afeta sobretudo a Europa, está presente em diversos painéis. Um dos debates abordará o aprendizado da atual crise econômica para a integração do mercado na América Latina.
A Swift opera em 210 países e atende a dez mil instituições financeiras e empresas do mundo. Do total de transações interbancárias feitas pela cooperativa, em abril deste ano, 49,4% foram no mercado de pagamentos. O tráfego de informações da cooperativa teve, em abril passado, seu maior volume (67,6%) para a Europa, África e o Oriente Médio.