Economia

Franco-brasileiro tem salário 7 vezes maior que o do presidente da Toyota

Agência France-Presse
postado em 26/06/2012 08:27
Tóquio - O franco-brasileiro Carlos Ghosn recebeu como presidente da Nissan 987 milhões de ienes (12,4 milhões de dólares) de abril de 2011 a março de 2012, um salário sete vezes maior que o do presidente da Toyota, situação que ele justifica por suas atribuições.

"Em um universo competitivo como a produção de automóveis, as empresas devem contratar e conservar dirigentes de alto nível", declarou Ghosn, ao ser questionado sobre o salário na assembleia geral de acionistas. Uma remuneração consequente é, na opinião de Ghosn, a maneira de ter os melhores executivos. Ele disse que o salário que recebe na Nissan é inferior ao de outros presidentes de empresas estrangeiras.

O último ano fiscal foi o melhor da Nissan em termos de vendas e crescimento e não está descartado que a empresa remunere com quantias maiores os melhores executivos para mantê-los na empresa, afirmou Ghosn, que também dirige a francesa Renault, sócia da Nissan.



Os 987 milhões de ienes recebidos na Nissan provavelmente fazem de Goshn o presidente de empresa com maior salário no Japão pelo terceiro ano consecutivo, acima dos 136 milhões de ienes recebidos por Akio Toyoda, presidente da Toyota e herdeiro do fundador do grupo, assim como da soma (972 milhões de ienes) paga aos 27 membros do Conselho de Administração da Toyota, a principal montadora japonesa e líder mundial no primeiro trimestre de 2012.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação