Economia

União Europeia quer acelerar proposta de taxa às transações financeiras

Agência France-Presse
postado em 26/06/2012 13:13
Paris - A Comissão Europeia afirmou nesta terça-feira (26/6) que está disposta a apresentar rapidamente uma proposta de taxa às transações financeiras uma vez que ao menos nove Estados apresentem a solicitação, mas considerou "ambicioso" o objetivo francês de que ele entre em vigor em 2013.

"Caso haja vontade política e uma forte cooperação, podemos ir muito rápido", afirmou o comissário europeu de Fiscalidade e União Aduaneira, Auditoria e Luta contra a Fraude, Algirdas Semeta, em uma coletiva de imprensa em Paris. Os ministros de Finanças dos 27 membros da UE comprovaram na sexta-feira passada o desacordo existente sobre esta taxa. Alguns países como Grã-Bretanha se opõe ao plano.

Contudo, esta primeira etapa jurídica abre a via para sua implantação progressiva, começando com um número limitado de países em meio a uma "cooperação reforçada". Ao menos nove Estados da UE têm que fazer a solicitação formal à Comissão para que a cooperação forçada possa ser estabelecida.

[SAIBAMAIS]Segundo Semeta, 11 países já manifestaram claramente sua vontade de participar e não exclui que vários outros Estados se somem a eles. Apesar de os nomes desses países não terem sido especificados, sabe-se que Alemanha, França, Áustria, Bélgica, Portugal e Eslovênia já se pronunciaram a favor da mesma.



O presidente francês, François Hollande, afirmou recentemente que a taxa entrará em vigor em 2013, data considerada como "muito ambiciosa" pelo comissário, mas que "dependeria essencialmente do compromisso dos Estados membros".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação