Agência France-Presse
postado em 26/06/2012 14:56
Barcelona - Os acionistas do banco catalão CaixaBank aprovaram nesta terça-feira (26/6) em assembleia a absorção do Banca Cívica, anunciada em março, uma operação que o converte no número um em volume de ativos do mercado espanhol, à frente de BBVA e Santander. "Esta operação formará uma entidade líder no mercado espanhol, com mais 13 milhões de clientes e ativos de 342 bilhões de euros, dos quais 231 bilhões são créditos", informou o CaixaBank em um comunicado. "A integração do Banca Cívica não requer ajudas públicas nem terá nenhum custo para o resto do setor financeiro", disse a entidade.[SAIBAMAIS]A Espanha pediu oficialmente na segunda-feira (25/6) ajuda financeira para sanear os bancos a seus sócios da Eurozona, que no início do mês lhe haviam prometido uma linha de crédito de até 100 bilhões de euros.
O governo espanhol anunciou na quinta-feira passada (21/6) que seus bancos precisam de uma recapitalização de até 62 bilhões de euros, baseando-se nos resultados de duas auditorias independentes.
Com relação às auditorias realizadas, o número dois do banco catalão, Juan María Nin, disse durante a assembleia que o CaixaBank, com a integração do Banca Cívica incluída, será uma das três entidades que não precisam de capital em um cenário de juros.
O CaixaBank havia anunciado em março a compra do Banca Cívica por 977 milhões de euros. Esta operação se inscreve em um vasto movimento de reestruturação do cenário bancário espanhol, empreendido há três anos.
Ao final de maio, o Banca Cívica havia anunciado um acordo com seus empregados que previa a supressão de 1.500 postos de trabalho, ou seja, de 20% de seu pessoal, mediante partidas voluntárias de integração do CaixaBank.